O planejamento estratégico de um loteamento é um passo fundamental para atingir o seu sucesso. Para isso, é preciso ter etapas bem definidas, e claro seguir um cronograma de forma disciplinada.
Muitos empresários sonham em começar um negócio no setor imobiliário, porém, muitas vezes por inexperiência percebe que não é algo tão simples o investimento.
Com o surgimento de alguns problemas, acabam se desesperando e chegam até pensar em desistir do negócio. porém neste momento a dica é ter calma, pois nada está perdido.
Principais passos para um planejamento estratégico infalível
Dividimos todo o processo em 5 passos principais, veja os detalhes de cada um:
1- Formação de equipe
Esse é um ponto que necessita de muita atenção. Escolher os melhores profissionais para o seu projeto nem sempre é fácil, mas é essencial para que tudo saia como esperado. Essa equipe deve ser eclética e não deve ser pensada somente na fase da obra, mas também nas etapas seguintes, como a de vendas, por exemplo.
Esses profissionais são:
- Gerente de projetos
- Arquitetos e engenheiros
- Assessoria Fiscal
- Analista de Mercado e pesquisa
- Assessoria Jurídica
- Gestão de Vendas e Marketing
2- Análises de viabilidade de projetos pelos profissionais
Nesta etapa, como o nome diz cada profissional analisa sua parte e levanta as principais informações necessárias para o projeto sair do papel. Vamos entender cada uma delas:
- Analista de mercado e pesquisa – faz análise financeira, econômica e mercadológica
- Assessoria contábil – cuida de toda parte fiscal
- Gerente de projetos – responsável pela análise política
- Engenheiro e arquiteto – Faz análise de Localização, a ambiental, técnica e operacional
- Assessoria jurídica – Cuida de todos os trâmites legais
3- Cronograma
Esta etapa consiste no cronograma em si, um passo a passo de tudo que precisa ser realizado no seu projeto. Por ser um pouco mais complexo, preparamos um material especial para facilitar seu entendimento. Você pode acessá-lo Clicando aqui.
4- Registro de loteamento e desmembramento
Existem normas a serem seguidas, segundo a Lei nº 6.766/79, em seu Artigo 18. Confira abaixo quais são:
I – Título de propriedade do imóvel ou certidão da matrícula, ressalvado o disposto nos §§ 4° e 5°;
(Redação dada pela Lei nº 9.785, de 1999)
II – Histórico dos títulos de propriedade do imóvel, abrangendo os últimos 20 (vintes anos), acompanhados dos respectivos comprovantes;
III – Certidões negativas:
a) De tributos federais, estaduais e municipais incidentes sobre o imóvel;
b) De ações reais referentes ao imóvel, pelo período de 10 (dez) anos;
c) De ações penais com respeito ao crime contra o patrimônio e contra a Administração Pública.
IV – Certidões:
a) Dos cartórios de protestos de títulos, em nome do loteador, pelo período de 10 (dez) anos;
b) De ações pessoais relativas ao loteador, pelo período de 10 (dez) anos;
c) De ônus reais relativos ao imóvel;
d) De ações penais contra o loteador, pelo período de 10 (dez) anos.
V – Cópia do ato de aprovação do loteamento e comprovante do termo de verificação pela Prefeitura municipal ou pelo Distrito federal da execução das obras exigidas por legislação municipal, que incluirão, no mínimo, a execução das vias de circulação do loteamento, demarcação dos lotes, quadras e logradouros e das obras de escoamento das águas pluviais ou da aprovação de um cronograma, com a duração máxima de quatro anos, acompanhado de competente instrumento de garantia para a execução das obras;
(Redação dada pela Lei nº 9.785 de 1999)
VI – Exemplar do contrato padrão de promessa de venda, ou de cessão ou de promessa de cessão, do qual constarão obrigatoriamente as indicações previstas no art. 26 desta Lei;
VII – Declaração do cônjuge do requerente de que consente no registro do loteamento.
5- Comercialização dos lotes
Chegando ao último passo, é hora de definir como será a gestão de vendas do loteamento. É um longo caminho até chegar nessa tão sonhada etapa. Então veja o que é necessário para planejar e constituir uma equipe de vendas, que irá transformar o investimento em ativos para o caixa.
Concluindo – Você viu que para ter sucesso no setor imobiliário é preciso cuidar minuciosamente de todos os detalhes do planejamento estratégico, a fim de evitar erros, e claro, alcançar seus objetivos do seu negócio.