Precificar algum serviço ou produto nem sempre é uma tarefa fácil, concorda? Ainda mais, para empreendedores do ramo de loteamentos, pois existem algumas regras básicas que devem ser seguidas para não perder dinheiro em seus investimentos.
Normalmente, o preço de um lote ou quadra é definido por m² e nesses casos, nem sempre os terrenos possuem o mesmo tamanho.
Dessa forma, para chegar ao valor de cada um, é necessário multiplicar o valor do m² pela metragem total de cada terreno.
Sendo assim a lógica é bem simples: Quanto maior o terreno, maior será seu valor.
Como calcular o M²?
Normalmente, o preço de um lote ou quadra é definido por m² e nesses casos, nem sempre os terrenos possuem o mesmo tamanho.
Dessa forma, para chegar ao valor de cada um, é necessário multiplicar o valor do m² pela metragem total de cada terreno. Sendo assim a lógica é bem simples: Quanto maior o terreno, maior será seu valor.
Os critérios usados variam um pouco, mas, normalmente leva-se em conta alguns pontos como:
- Localização do terreno;
- Valorização daquela região;
- O perfil do bairro ou do loteamento, caso seja condomínio fechado é necessário junto, calcular a infraestrutura deste condomínio;
Outras considerações para precificar seus lotes
Existem três tipos de estratégias, também relevantes, para definição de preços, na qual é necessário dar uma atenção especial:
Lotes para investidores
Esses potenciais clientes, preferem a compra de um produto que gere rentabilidade do capital investido a médio e longo prazo, quando se trata desses casos de lançamentos;
Lotes para clientes uso e consumo
Normalmente, são considerados os principais objetivos e alvo da empresa. A loteadora não precisa sacrificar margem de lucros para atendê-los, pois, a relação deles com o preço do empreendimento, já foi calculada mediante uma ótima análise de viabilidade;
Lotes para clientes empreendedores
Semelhante aos clientes investidores, o empreendedor busca desenvolver um projeto, visando atender um público específico;
Por que ser criterioso ao definir o valor para venda de cada lote?
A resposta parece clara, mas não é tão simples quanto parece. Errar nesse quesito pode prejudicar o sucesso do seu empreendimento. Por isso, conheça agora alguns passos essenciais para evitar erros:
- É necessário satisfazer o consumidor
Um preço que se ajusta ao bolso do cliente, é uma das principais razões de compra dele;
- Ajustar-se ao público alvo
O preço estabelecido também é uma forma de dizer ao mercado, quais são os tipos de consumidores que sua empresa pretende atingir;
- Enfrentar a concorrência
Uma política de preços bem estabelecida, possibilita ao gestor conhecer até onde pode ir para se manter competitivo no mercado;
- Saber conceder descontos
Definir uma margem mínima aceitável, assegura que a empresa não tenha prejuízos na venda;
- Impulsionar resultados
Um preço de venda adequado, gera lucro e desenvolvimento, enquanto uma definição equivocada, compromete os resultados e pode levar ao fracasso;
- Condições de pagar suas obrigações
Uma correta precificação, também garante que haja recursos em caixa, para o custeio da operação e pagamento das obrigações relacionadas a ela como: salários, comissões e impostos.
Conclusão
Os preços de lotes variam muito, porém, usando essa base é mais fácil conseguir êxito no seu empreendimento.
Seguir essas medidas corretamente, diminuem o risco de má precificação, na qual ocorre muitas consequências negativas se não forem levadas à sério.
A regra é simples: se o preço estiver acima do ideal, você poderá perder clientes, se estiver abaixo, o lucro tende a ser menor.