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A era das proptechs: mais agilidade para o mercado imobiliário

Você já ouviu falar em proptechs? Pensando nos benefícios que a internet e o ambiente digital trouxe ao longo dos anos, as proptechs podem ser compreendidas como empresas ou startups que fazem uso da tecnologia para promover melhorias no mercado imobiliário, que, como sabemos, sempre se mostrou muito burocrático e conservador.

Essas empresas, que já evoluíram muito até chegar ao patamar que estão atualmente, já estão em sua “terceira onda” e continuam oferecendo soluções tecnológicas que aceleram o desenvolvimento imobiliário.

Portanto, para compreender melhor como as proptechs têm contribuído com esse progresso no setor, é importante entender sua evolução, conforme a tecnologia avança e as novas demandas surgem.

A evolução das proptechs

Desde o início dos anos 2000, quando a internet começou a entrar na vida das pessoas, as proptechs surgiram em sua primeira onda, trazendo plataformas de descoberta de propriedades: sites das imobiliárias, construtoras e portais imobiliários.

Já em sua segunda onda, representou a chegada de startups que começam a avançar ainda mais no fornecimento de soluções imobiliárias inovadoras que não estavam mais limitadas apenas à lista de produtos.

Com a entrada dos investidores, que apostaram no desenvolvimento dessas startups, começaram a mexer nas estruturas das empresas para evoluírem junto ao ambiente digital.

A partir daí, surgem soluções em software de tecnologia para impactar diretamente no dia a dia das empresas do setor imobiliário.

Por fim, em sua terceira geração, as proptechs estão rompendo a própria base do setor imobiliário, disponibilizando tecnologias e plataformas voltadas para todos os processos da cadeia do setor: que projetam, constroem, comercializam, negociam, realizam a gestão e vendem.

Com tudo, a tecnologia imobiliária vem transformando completamente os modelos de negócios ao seu redor.

Proptechs no centro da gestão imobiliária

Atualmente há startups que possuem soluções digitais, como aplicativos e softwares, para os diversos setores do mercado imobiliário, como:

  • gestão imobiliária;
  • escolha de terrenos;
  • financiamento de propriedades;
  • auxílio com a documentação;
  • compra e venda.

Entretanto, pensando na integração dos departamentos de incorporadoras, loteadoras e imobiliárias, uma plataforma de gestão oferece serviços que auxiliam todo o fluxo de trabalho.

Por meio de dados atualizados em tempo real, o engajamento e a confiança dos funcionários aumenta, os resultados se tornam mensuráveis, alcançáveis e assertivos.

Por isso, uma plataforma de gestão imobiliária não só beneficia a incorporadora, como também a base dela, ou seja, seus clientes.

Do mesmo modo, se um deles precisa de alguma demanda, como emissão de boletos ou renegociação de contratos, por exemplo, a ferramenta automatizada consegue atendê-la com velocidade. 

Em suma, é possível traçar estratégias assertivas e cuidadosas na hora de reter clientes e buscar novas oportunidades de negócio, aumentando sua carteira.

Quando essas estratégias são guiadas por informações mais completas, a incorporadora também consegue, por consequência, gerar um relacionamento construtivo, humanizado e eficaz com seus clientes. 

Mais agilidade para o mercado imobiliário

Não há dúvidas de que esse avanço chegou para a fazer a diferença na maneira de administrar e negociar terrenos, lotes e empreendimentos.

Por isso, o impacto é tão grande, que já se pode realizar praticamente todas as etapas de um projeto por meio de plataformas digitais.

Na parte de gerenciamento, essas tecnologias vieram para tornar processos cada vez mais automatizados e a tarefa de loteadores, incorporadores e imobiliárias mais eficientes.

Certamente, não há dúvidas de que essa é “a era das proptechs”, e que essas startups estão agregando cada vez mais no desenvolvimento imobiliário.

Aliás, é por isso que a Terravista está sempre olhando para o futuro.

Por meio de um software pensado e desenvolvido para auxiliar desde a venda, reserva, negociação e gestão de loteamentos, o objetivo consiste em conquistar cada vez mais negócios e cases de sucesso.

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